terça-feira, 5 de junho de 2012

loki

também conhecido como loke ou lothur,
é descrito como um dos filhos de odim, irmão de thor o deus do trovão.
na mitologia nórdica loki é o deus da noite, do fogo e da trapaça.
sendo o deus da trapaça loki tem como passatempo preferido pregar peças em qualquer um, deus ou mortal, oque lhe causa inúmeros problemas.

também controla o fogo e a escuridão por isso é o deus da noite , é loki quem controla a passagem da lua e decide qual será a lua de cada noite.
alguns povos consideram loki o pai das mentiras por ser o trapaceiro do panteão de odim, mas loki é apenas uma "ovelha negra" um filho desgarrado mesmo os deuses tem problemas familiares.
loki e thor travam uma guerra eterna pelo trono de asgard , thor por ser o filho mais velho e portanto o próximo na lista ao trono, mas loki defende ser merecedor do trono por razões próprias.

loki teve vários filhos com deusas e gigantas e inclusive engravidou de um de seus filhos.

                                      fenrir o primogênito, diz a lenda que foi o assassino de odim 
mas loki tem outros poderes como se transformar em animais com excessão de aves fazer o dia virar noite atear fogo em objetos sem nem ao menos toca-los ou tomar a forma de qualquer um deus ou mortal.

loki pode ter perdido as batalhas com seu irmão,  mas não desistirá até subir ao trono ou estar enfim morto oque só pode ser feito por outro deus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário